Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pirataria



Boa tarde, pessoal!

     Essa semana me aconteceu uma coisa que me fez pensar nas implicações da pirataria. A internet que eu usava pra postar no blog era de um vizinho e agora ele protegeu com senha. Por um lado, penso que estava roubando o sinal do meu vizinho, por outro, penso que se ele se importasse que eu usasse o sinal, ele protegeria com senha, assim como fez.
     Ok, isso não tem muito a ver com pirataria, mas quando compramos um produto pirata, o que acontece é bem parecido. Alguma coisa que deveria ter acesso protegido, mas não tem, vai parar nas mãos de alguém que não deveria ter acesso, mas tem!
     Mas aí é que param as semelhanças. Pelo menos a meu ver, eu não estava lesando ninguém ao usar uma rede aberta, cujo sinal chegava até minha casa sem eu usar nenhuma antena, sem quebrar nenhuma senha nem nada. E o dono da rede, que é o responsável por protegê-la, assim o fez!
      Por outro lado, tomemos como exemplo um cd pirata. Quem compra o cd pirata, muito provavelmente não irá comprar um original, lesando o artista, a gravadora, enfim, todos os profissionais envolvidos no processo de gravação, prensagem, arte dos encartes, e por aí vai.
       Só que me vieram umas dúvidas: quem seria o responsável por proteger o acesso a esse material? O proprietário dos direitos autorais? A fiscalização? O prório consumidor, que deveria se abster de comprar ou baixar? Qual a responsabilidade de quem adquire?
       Pra começar, combater a venda da pirataria é função da polícia, encontrar uma forma de impedir a cópia, além de ser interesse do autor e da gravadora, é uma oportunidade de empresas que trabalham com esse tipo de segurança ganharem uma graninha.
       Como todo mundo sabe, os impostos no Brasil são um absurdo, o que encarece demais os produtos . Mesmo que uma pessoa não compre o produto pirata, isso não quer dizer que ela irá comprar o original. Sendo assim, quem compra não está lesando ninguém, já que não está fazendo uma opção entre o original e o pirata, e sim entre comprar o pirata e não comprar nenhum.
       E para o artista, o que vale mais? Que várias pessoas comprem o cd pirata, poucas comprem o original e todas elas conheçam o seu trabalho e compareçam aos shows, ou que ninguém compre o pirata, poucos comprem o original, poucos conheçam o seu trabalho e poucas pessoas compareçam aos shows?
       O que eu concluo é que quem realmente sai ferido nessa são as gravadoras. Não vejo outra solução para elas senão conceder alguns mimos para quem compra material original, cds com brindes, boxes com extras, caixinhas de metal e coisas do tipo, já que parece impossível que lançamentos vazem na internet.
       Da minha parte, os trabalhos que eu realmente gosto, prefiro ter os originais, com caixinha e tudo o mais, aquela ansiedade abrindo a embalagem... Fãs de verdade vão sempre comprar os originais!

3 comentários:

  1. Tudo é muito relativo, depende das circunstâncias...

    ResponderExcluir
  2. P.S: Encontrei a rede de outro vizinho hoje huahauhauhau

    ResponderExcluir
  3. sou completamente a fovor da pirataria, dos donwloads gratuitos e afins porque eu não teria dinheiro pra pagar os originais! que se foda a industria... cabe a ela se adaptar ao mercado e nao o contrário.

    ResponderExcluir