Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Divórcio






       De uns tempos pra cá, com a liberação sexual, a desburocratização e principalmente com a independência financeira das mulheres, os divórcios são cada vez mais corriqueiros. Isso gera, além de ótimas piadas, como a charge acima, uma nova configuração da família e uma nova maneira de enxergar os papeis do homem e da mulher na sociedade.
       As mulheres já não são apenas donas de casa, os homens já não são os reis do pedaço. Vemos cada vez mais mulheres atuando como provedoras do lar.
        Sem dúvida isso tem um lado bom. Como as mulheres não estão mais presas ao marido por questões como sustento ou a opinião alheia, elas não estão fadadas a um casamento infeliz, ou com um marido abusivo. No fim das contas, acredito que o fato de saber que se maltratarmos as mulheres elas vão embora fará com que criemos nossos filhos para serem  homens melhores, que respeitem e admirem suas esposas como elas merecem. Acredito também que no futuro sejam maioria as uniões realmente afetivas e, por consequencia, duradouras.
         O que me preocupa e realmente me assusta é que as pessoas parecem que, se por um lado não ficam mais juntas apenas por comodismo ou pela dificuldade do divórico, por outro não fazem nenhum esforço para continuarem juntas, já que é tão fácil se divorciar.
         Ouvi uma vez, de um pastor da igreja da minha avó, ou num casamento, não me lembro bem, que os casamentos não dão certo hoje em dia porque as pessoas se casam para ser felizes, e não para fazer o outro feliz. E que num bom casamento, os dois devem ceder para que os dois acabem ganhando. Ele tinha razão.
        As pessoas não se importam em discutir com a mãe, com os amigos, com quem quer que seja. Tudo continua na mesma. Você briga de tapa com a amiga e na semana seguinte estão tomando uma cervejinha juntas. Mas ai do marido que mija na tampa da privada! É divórcio na certa!  E a mulher que demora pra se arrumar também, é rua!
         O que eu quero dizer é que costumamos ser muito mais compreensivos com as pessoas com as quais temos um relacionamento não mais que superficial do que com quem divide os lençois conosco.
         Não sou casado, mas namoro há seis anos. Passamos por alguns momentos bem difíceis, mas se estamos juntos hoje é porque não fizemos do fim do relacionamento uma opção. E tenho certeza que, enquanto houver carinho e respeito, continuaremos juntos e crescendo como pessoas e como casal.
         Claro que cada caso é um caso e às vezes o fim é o melhor. Mas se esforcem pela pessoa que vocês amam! Nós fazemos tantos sacrifícios, principalmente por dinheiro. Então por quê poupar esforços para salvar um relacionamento?
         Na minha opinião, tudo é uma questão de se tomar uma decisão. Não tem nada de errado em se levar vida de solteiro, curtir as baladas e conhecer gente nova. Mas quando se opta por ficar do lado de alguém, essa pessoa passa a ser responsabilidade sua. E a felicidade dessa pessoa multiplica a sua própria por dois.
         Deve-se pensar com muito cuidado antes de se dar um passo como o casamento. Eu que o diga! Há seis anos que eu espero! Mas em compensação, é melhor esperar alguns anos pelo momento certo de se casar do que causar o impacto de uma separação na vida de uma pessoa por simples precipitação.

2 comentários:

  1. O divórcio pode ser solução, quando não houver mais opções; mas, não sacrifique sua Vida nem a de outra pessoa...

    ResponderExcluir