Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

Cotas Raciais





Galera, esses dias recebi no Facebook esse vídeo sobre as cotas raciais. É um pouco longo mas assistam.




    O que eu penso, e que me parece bastante óbvio, é que cotas raciais , além de não reparar a injustiça contra os negros, ainda criam além de animosidade, outra injustiça contra os outros milhões de brasileiros que gostariam de cursar uma faculdade sem ter condições, mas não são negros nem pardos. 

     Além disso, me parece um tanto subjetivo e grotescamente discriminatório decidir quem é negro o suficiente para se encaixar no sistema de cotas. Tão subjetivo que acontecem distorções como a dos gêmeos idênticos que foram considerados um  branco e o outro negro.






      Eu mesmo, apesar de ser branquelo de olhos claros, sou bisneto de uma india. Mas como diz o vídeo, não basta ser apenas descendente de uma minoria, você tem que ter a aparência da mesma, pois quem tem a aparência negra ou indígena é que sofre preconceito.
       Como, por exemplo, no caso de um rapaz que passeava com a namorada, quando um grupinho passa cantando uma musica racista e encarando o rapaz , já de braços abertos querendo confusão. Ou de outro, que trabalhava em um hotel e um grupo começou a tirar sarro da cor da pele dele, dizendo que ele não se encaixava ali, só pela cor da pele.
       Mas espera aí! isso aconteceu comigo! Eu passeava com minha namorada quando uns caras vieram: "Não pago pau pra playboy de canal , de olho azul , mitsubishi azul, vai tomar no cu!".E olha que minha namorada é negra! Eu é que trabalhava num hotel quando um pessoal do Rio de Janeiro, todos negros, começaram a me dizer que eu não sou brasileiro, que pareço alemão. E riam da minha cara de gringo!  
       O pior foi numa ocasião com a família da minha namorada, quando alguém disse que eu estava embranquecendo a família deles. Não pensei duas vezes e soltei: "Nada, vocês é que estão escurecendo a   minha!" Pensei que eu ia ser expulso do lugar.
       O triste é pensar que eu seria um psicólogo formado  hoje se eu me encaixasse no sistema de cotas quando prestei o vestibular. Mas eu não sofro preconceito suficiente , já que, segundo Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial no ano de 2007:

“Não é racismo quando um negro se insurge contra um branco. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um negro de não querer conviver com um branco, ou não gostar de um branco, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou”. 


         A única maneira de reparar essas distorções seria admitir o racismo como sendo bilateral e punindo manifestações  racistas com rigor e igualdade para ambos os lados. Melhorar o ensino público beneficiaria não só os negros, mas sim toda a população de baixa renda. Não é coerente que escolas públicas formem alunos que, quando vão procurar uma vaga em uma universidade pública, são considerados despreparados.
Também é imprescindível que se aumente o número de vagas nas universidades. 
         Se tudo isso fosse feito, não seria necessário sistema de cotas algum. Até porque as pessoas que estudaram em escola particular sem dúvida merecem suas vagas, já que se prepararam para tanto. As pessoas agem como se um aluno brilhante vindo de escola particular devesse sentir vergonha por ter nascido em uma família bem sucedida.
         Quanto a ações afirmativas da cultura negra, deveríamos ter nas escolas mais da história do que Zumbi dos Palmares. De repente a história das culturas de onde vieram os escravos do brasil. E também atividades culturais mastrando mais que capoeira, hip hop e samba, como se cultura negra fosse só isso. Sendo que o hip hop, na minha opinião, praticamente só traz coisa requentada dos USA.
        Já, se tem uma coisa ainda mais despropositada que o sistema de cotas, é que o aluno cotista sofra preconceito nas salas de aula. Não concordo com o sistema de cotas, mas se ele está aí, que quem pode usar use e aproveite da melhor forma!




Abraço, galera!

7 comentários:

  1. Em primeiro lugar acredito que um Governo que estimule a divisão de seu povo em "raças" é no mínimo imprudente. Essa tal secretaria da igualdade racial é uma vergonha, ela vem dizer que todos são iguais, mas que alguns são mais iguais que os outros! Cotistas, vc deviam ter vergonha de usar a cor da sua pele como critério para ganhar uma bolsa! Pra mim vcs não passam de neonazistas, que usam o conceito de raça pra conseguir privilégios sobre os demais.

    ResponderExcluir
  2. enfiem as suas respectivas cotas no *!

    ResponderExcluir
  3. muito legal a foto que vc usou Renatão

    ResponderExcluir
  4. Não concordo que os cotistas devam sentir vergonha. O sistema realmente é falho, mas todos deveriam ter direito a ensino superior. Se a lei oferece essa chance, eles tem mais é que abraçar mesmo. Como eu disse, não concordo com o sistema de cotas, mas se tivesse a oportunidade de fazer um curso superior, utilizaria qualquer possível, mesmo que fossem as cotas. O problema não é quem fica dentro, são os que ficam de fora.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, cara! É uma foto que saiu na revista època, se não me engano.

    ResponderExcluir
  6. Acho o sistema de cotas horrível.Esse ano vou fazer um concurso e abriram vagas para vindos de escola publica e quase nenhuma para particular...O certo seria se fosse direitos iguais...

    ResponderExcluir
  7. Concordo! Como se um aluno de escola particular não tivesse que se esforçar pra aprender. Mas é assim mesmo, como eles não melhoram o ensino público, tentam fazer uns agradinhos pra compensar e a sociedade perde como um todo.

    ResponderExcluir