Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças

      


Hoje, 12 de Outubro, se comemora no Brasil o dia das crianças! Parabéns a vocês, onde quer que estejam, já que não estão mais nas ruas jogando bola nem brincando de boneca no quintal.
       Pode parecer papo de gente velha, mas eu sinto falta desse tipo de infância, de um tempo onde se precisava ir até a casa das pessoas só para conversar. Hoje em dia não é preciso visitar um amigo nem pra jogar videogame com ele!
       Sinto falta desse tempo, não tanto por nostalgia, mas porque ser criança era muito menos complicado que ser adulto.Quem não gostaria de voltar no tempo e não precisar saber se o leite subiu de preço, se a bolsa caiu ou se a violência aumentou?
       Sabe quando dizem que ignorância é uma bênção? No caso das crianças isso até que é verdade. Sobra muito mais tempo pra curtir quando se começa a conhecer o mundo, sem pressa nem responsabilidades. No meu tempo ainda existia o que era conversa de criança e conversa de adulto. Hoje a Internet acabou com essa diferença.
      Não que a Internet seja  ruim por si só, mas as crianças hoje são expostas a informações e situações a que não deveriam, ou no mínimo, não precisariam ser expostas. Uma menina de 6 anos não precisa ter dicas de dieta, um moleque de 7 não precisa ter informações sobre educação sexual. 
      O que eu desejo de presente de dia das crianças é que essa molecada, que hoje é adulta aos dez anos,  não se torne velha aos vinte. E que as histórias que eles tenham pra contar pros filhos deles sejam tão boas quanto as nossas, do tempo dos banhos de rio e das tardes de domingo na casa da avó. Sem dúvida serão diferentes. Também desejo que ser família volte a estar na moda, embora hoje as famílias venham nos mais diferentes modelos. Enfim, desejo que a infância volte a ser uma concha, onde elas se protejam até a hora de encarar nosso mundo maluco.

Um comentário:

  1. Você tem toda razão!
    E esse papo todo me fez recordar um som muito louco do Rolling Stones, regravado pelo Grand Funck Railroad.

    "Gimme Shelter"...

    ResponderExcluir